COACHING FINANCEIRO

O Coaching Financeiro é um profissional que procura entender as pessoas, seus desejos e o que as motiva para ajudá-las a explorarem ao máximo seu potencial, atingindo objetivos. Essa habilidade, quando aliada ao conhecimento financeiro, resulta em um profissional capaz de avaliar a situação financeira na qual o cliente se encontra, ajudando-o a definir prioridades, avaliar o quanto recebe e o que pode gastar, organizar o orçamento, livrar-se das dívidas e assim por diante.

Um bom exemplo é o indivíduo que trabalha em um emprego fixo, com uma renda estável todo final de mês – seja ele bancário, funcionário público ou colaborador de qualquer empresa – e tem um sonho de um dia ficar rico. Nem só para ajudar pessoas endividadas serve um coach financeiro: ele também pode ajudar empresários que querem entrar em contato mais próximo com as finanças da empresa, mas que não têm conhecimento para isso; pessoas que não têm problemas financeiros mas querem começar a investir; jovens iniciando a carreira profissional; dentre outros.

Para quem é indicado ter o acompanhamento de um coach financeiro? Existe uma gama de pessoas que podem contar com a ajuda desse profissional, uma vez que todos nós, em certo momento da vida, temos de lidar com questões financeiras. Casos indicados: Pessoas que estão com dívidas e não conseguem organizar suas contas; Empresários que querem ter um contato maior com as finanças de sua empresa, porém não têm orientação qualificada para isso; Pessoas que têm sonhos e objetivos, que demandam uma boa quantidade de dinheiro, mas não sabem como planejar as finanças nem traçar um planejamento pessoal para cumpri-las; Jovens que acabaram de sair da faculdade e estão no primeiro contato com a vida financeira e não sabem como se organizar; Pessoas que não têm problemas financeiros, porém, querem fazer novos investimentos e não sabem por onde começar, qual retorno terão e no que devem investir.