COACHING ESPORTIVO

O Coaching Esportivo é um nicho do Coaching desenvolvido exclusivamente para atletas e todos os profissionais ligados às práticas esportivas, como técnicos, diretores esportivos, auxiliares, comissão técnica, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, nutricionistas, preparadores, assessores, entre outros. Apesar de tanto o treinador esportivo, quanto o coach (profissional do Coaching responsável por aplicar as técnicas do coaching esportivo) terem como objetivo melhorar o desempenho de seus clientes e incentivá-los a dar o melhor de si, cada um atua de forma diferente e não devem ser confundidos. Enquanto o técnico/treinador transfere os seus conhecimentos, técnicas e táticas relativas a um esporte específico, o coach esportivo trabalha aspectos relacionados ao desenvolvimento pessoal, profissional, emocional, social, físico e intelectual dos atletas e da equipe utilizando uma metodologia que engloba diversas áreas do conhecimento.

O Coaching Esportivo utiliza mais de cem ferramentas de Coaching, com foco na prática esportiva. A metodologia desenvolve temas como: práticas de liderança aplicadas ao contexto esportivo, comunicação e psicologia esportiva, programação neurolinguística aplicada ao esporte e cases, sempre com o objetivo de potencializar a performance e atuação dos atletas e demais profissionais. Esse tipo de coaching tem um papel fundamental no desenvolvimento do atleta e da equipe como um todo. Seu trabalho vai muito além da aplicação de técnicas ligadas ao esporte, considerando também aspectos como valores, missão, objetivos, metas, sentimentos, pensamentos e outros comportamentos essenciais. Enquanto o treinamento e preparação física trabalham o corpo do atleta, o coaching esportivo volta-se para a mente do esportista, ajudando-o a ter mais equilíbrio emocional diante das adversidades, desenvolver mais autoconfiança e trabalhar melhor em conjunto para apresentar uma boa performance física durante toda a competição, inclusive em momentos decisivos. O coaching esportivo também ajuda a ampliar a visão estratégica, investindo em escolhas mais assertivas para atingir metas e objetivos, além de ajudar os seus clientes a manterem-se mais organizados e otimizar seu tempo.

Benefícios do Coaching Esportivo

O Coaching Esportivo proporciona: Maior comprometimento com resultados; Motivação pessoal e profissional; Capacitação e desenvolvimento de habilidades esportivas; Comunicação efetiva; Capacidade de tomar decisões assertivas, de maneira rápida; Desenvolvimento de foco, comprometimento e disciplina; Inteligência emocional; Autoconhecimento e autodesenvolvimento contínuo; Definição de objetivos e prioridades; Boa performance nas competições e Trabalho em equipe.