COACHING DE RELACIONAMENTOS

O coaching de relacionamentos é uma metodologia focada na resolução de problemas e no alcance de objetivos. Para isso, o processo utiliza como base a comunicação clara e objetiva entre os coachees e a construção de uma relação de confiança mútua. O coaching de relacionamentos é voltado tanto para casais quanto para famílias. Quando falamos em relacionamento, sempre há um problema a ser resolvido ou uma melhoria a ser feita, não é mesmo? Por isso que o coaching proporciona um momento de diálogo entre as pessoas, de forma a engajá-las em um objetivo único. O processo começa com uma série de perguntas sobre a condição atual do relacionamento e a condição na qual os coachees almejam chegar. A partir da demanda do casal ou dos familiares, então, o processo de coaching é guiado a partir de ferramentas, exercícios e técnicas para trabalhar os sentimentos e a própria relação. Se é isso que você está buscando, o coach de relacionamentos é um profissional capacitado para oferecer esse auxílio. E, se você pensa em se tornar um coach de relacionamento, este texto também será útil para que você conheça melhor essa área de atuação.

O que um coach de relacionamentos faz? 

O coach de relacionamento, é o profissional que ajuda o casal ou os familiares a estabelecer uma boa comunicação e a lidar com os sentimentos de forma mais racional. Observe como ocorre no casamento, por exemplo. Um matrimônio saudável depende de fatores como carinho, respeito, confiança e amizade. O coach ajuda o casal a cultivar essas posturas que, muitas vezes, ficam de lado devido ao estresse do cotidiano. Da mesma forma, quando um dos parceiros não está bem, o relacionamento também sai prejudicado. Por isso, o coach de relacionamento trabalha com os coachees, durante as sessões, sentimentos negativos, como insegurança, baixa autoestima e timidez. Assim, todos se sentem mais preparados para lidar com os relacionamentos. É que um dos objetivos do coach é ajudar as pessoas na busca pelo autoconhecimento e pela autoconfiança. Dessa forma, elas chegam ao equilíbrio emocional e lidam melhor com as situações que se impõem a elas no cotidiano. Outro benefício é que elas ficam aptas a identificar comportamentos e pensamentos inconscientes que podem estar prejudicando seus relacionamentos. O coach de relacionamento também proporciona ferramentas de diálogo para o casal ou a família que busca pelo profissional. E, por fim, ele ajuda os coachees a dialogarem para a resolução de conflitos, a gerenciarem as emoções e a construírem objetivos para a relação. Sempre lembrando, no entanto, que o papel do coach não é julgar as pessoas, muito menos ditar comportamentos. Sua função é proporcionar um método para que as pessoas melhorem seus relacionamentos. Por ser um processo cada vez mais procurado pelas pessoas, o mercado de coaching de relacionamento é amplo.

Coaching de relacionamento para casais

O coaching de relacionamento para casais ocorre em sessões conjuntas e separadas. Geralmente, o coach realiza sessões iniciais com ambos, para que o casal possa definir quais questões precisam ser trabalhadas, desde dificuldades e necessidades a objetivos do relacionamento. Trata-se, portanto, de um trabalho que depende da cooperação dos dois. Esse diálogo inicial é um espaço fundamental para o restante do processo. Depois dele, nem todas as sessões serão feitas em conjunto. Cada indivíduo também precisa trabalhar suas emoções, sentimentos e comportamentos individuais. Após o trabalho individual com os coachees, geralmente, é feita a conclusão do treinamento de coaching: sessões conjuntas para alinhar todos os pontos. Essa é a estrutura de metodologia mais comum em um coaching de relacionamento. Basicamente, é um método que ajudará a lidar melhor com sentimentos como ansiedade, medo, ciúmes e autoestima baixa. Ou, então, a lidar com situações vivenciadas durante o relacionamento: traição, brigas constantes ou necessidade de separação, por exemplo. A ideia principal é que o casal construa um relacionamento mais sólido por meio do autoconhecimento, da autoestima e da maneira como conduz as situações diárias. No entanto, isso não significa que o coaching de relacionamento seja um processo de aconselhamento amoroso. Pelo contrário: o coach não influencia em nenhuma decisão do casal, nem orienta as pessoas a terem determinada atitude. Ele apenas ajudará o casal a se conhecer melhor, estabelecer um espaço de diálogo e lidar com os sentimentos. Mas é claro que nem sempre o casal está buscando por melhorar a relação. O coaching de relacionamento também é procurado por casais que estão em processo de separação e que precisam tornar esse momento menos doloroso, principalmente se tiverem filhos.

Coaching de relacionamento individual 

O coach também é útil para quem deseja trabalhar questões individuais referentes a relacionamentos familiares e amorosos. Qualquer demanda de relacionamento pode ser levada ao coach. Vamos supor que você seja tímido na hora de conhecer outras pessoas, mas deseja ser mais confiante nesses momentos. Esse é apenas um exemplo de situação em que o coaching de relacionamento é válido. Nesse caso, um coach poderá auxiliar a desenvolver a autoconfiança e a autoestima, assim como a refletir sobre as suas emoções. Para trabalhar questões como essa, o processo será feito a partir de sessões individuais, que geralmente ocorrem semanalmente. Esse atendimento é mais individualizado em relação ao coaching de casais, já que as ferramentas e métodos apresentados pelo coach são exclusivas para uma pessoa. As sessões são completamente voltadas às necessidades do indivíduo, focando na percepção que tem de si mesmo, das suas emoções e comportamentos.