COACHING DE ALTA PERFORMANCE

Afinal, o que é “Alta Performance”? A alta performance pode ser interpretada como mais do que alcançar bons resultados. Possuir alta performance é ir além do esperado, e também tem muito a ver como você define e persegue seus objetivos. Para explicar melhor, vamos usar um erro muito comum em relação ao conceito de alta performance: frequentemente, as pessoas pensam que ela diz respeito ao sucesso financeiro. Na verdade, esse é um conceito muito mais amplo que isso. A alta performance vai além dos resultados dos seus esforços para se definir: ela se refere às suas atitudes, comprometimento e objetivos. Ou seja, atitudes de alta performance são diferentes de um bom rendimento: o segundo é uma consequência da primeira. Pessoas de alta performance são aquelas altamente motivadas, que estão dispostas a melhorar constantemente e buscar os objetivos mais ousados.

Porque ela é importante? Hoje em dia, adotar atitudes de alta performance torna-se cada vez mais importante. Em especial no mercado de trabalho. Na atual situação econômica complexa que atravessamos, as empresas estão muito mais seletivas quanto aos colaboradores que contratam. Principalmente, estão mais criteriosas ao oferecer oportunidades melhores, como cargos de liderança, cursos de capacitação e planos de carreira. Possuir diferenciais é fundamental para se destacar. E isso raramente pode ser feito apenas com uma boa formação técnica. As empresas buscam bons líderes e profissionais que tenham habilidades consideradas importantes para o bom funcionamento do negócio. A maioria dessas habilidades podem ser encontradas nas pessoas de alta performance. Por exemplo: Flexibilidade e capacidade de adaptação; Facilidade de aprendizado; Habilidade de autogestão; Metas e objetivos de vida claros; Inteligência emocional; Comunicação assertiva e clara; Empatia; Motivação intrínseca; Dessa forma, dedicar-se à alta performance pode ser uma forma de garantir o avanço da sua carreira. Mas também pode te ajudar em outros setores da sua vida, facilitando a conquista de metas, a superação de desafios e a formação de laços mais saudáveis e significativos.

Como o coaching pode ajudar na alta performance pessoal e profissional? O coaching se baseia em diversas ciências, utilizando métodos e ferramentas que comprovadamente auxiliam no processo de desenvolvimento pessoal e profissional. A popularidade crescente dessa profissão é apenas mais uma evidência da sua aplicabilidade, versatilidade e resultados. Através do autoconhecimento e sem oferecer respostas prontas, o coach está habilitado a guiar, ensinar e acompanhar seus clientes nessa jornada.